23 de fevereiro de 2016 Viviane Nishiura

O EMPREENDEDOR E O MINDSET

Mindset é a configuração mental. É ajustar a forma como você pensa, sente e encara tudo o que acontece na sua vida. Essa configuração lidera sua ações e transforma sua realidade, influencia em suas escolhas e decisões. Por isso, é fundamental conhecer o seu mindset quando quer empreender. Sua empresa vai depender de suas escolhas e decisões, que serão baseadas não só no seu conhecimento. Aliás, muito pouco dele será usado num momento de definição ou de dificuldade. A maneira como você pensa, sente e acredita é que será o guia para suas ações.

Conhecimento podemos buscar de diversas fontes, é possível levantar informações técnicas e dados valiosos em pesquisas, cursos e networking. Ele vai trazer a base para a preparação e planejamento financeiro e estrutural, e, imagine, essa será a parte mais fácil na questão de empreender.

Quantos negócios você já viu, com estrutura e qualidade, durarem menos de cinco anos? Esse costuma ser o prazo desafiador das empresas brasileiras: pequenos e médios empreendedores encerram as atividades antes dos cinco anos. Nos falam os dados, mas não os motivos. Por que alguns passam por uma crise econômica com mínima turbulência, enquanto outros são engolidos por ela?

Se você tiver a oportunidade de olhar duas empresas do mesmo ramo, com a mesma estrutura e os mesmos produtos ou serviços, que estejam em situações financeiras muito diferentes, vai entender que o fator principal que muda a conta bancária é o mindset do dono.

A empresa é seu reflexo. A cultura empresarial é cultivada em torno dos seus valores e suas crenças, e a forma de agir da sua equipe ocorre conforme o que você determina. Sua disposição para seguir um determinado caminho leva toda a sua empresa com você.

Já ouvi muitos empreendedores quebrados culpando o governo, a crise, os maus funcionários ou a mudança no mercado. Ao mesmo tempo que ouvi seus concorrentes dizendo que o momento é propício para determinadas ações, que investem em treinamento de equipe e que estão atualizados com novas tendências. Fica muito clara a postura de cada um, como lideram e como resolvem problemas.

Quem consegue ter um mindset empreendedor não se abala com fatores externos. O mundo cai lá fora, enquanto esses empreendedores investem sem dó e pensam todo dia em alternativas para os percalços. Parecem quase alienados, alheios ao caos. E são. Estão com as mentes treinadas para verem o que os outros não veem. Como conseguem?

Vou contar alguns pontos que eles têm em comum:

  • Certeza: eles têm certeza de que seu negócio pode superar qualquer crise.
  • Foco: não se distraem com problemas externos e continuam seu planejamento.
  • Atualização: ao invés de estarem por dentro das informações de queda, problemas e crises, estão olhando para inovações e pensando em soluções.
  • Atenção: estão atentos ao que ocorre dentro de sua empresa e com seus concorrentes e mercado, com olhar voltado para melhoria, e não para reclamações e pessimismo.
  • Auto confiança: confiam em sua expertise e em seus instintos para guiar seus negócios, sem deixarem-se influenciar por estatísticas e previsões.
  • Versatilidade: podem postergar ou mudar totalmente um planejamento se virem que há mais vantagens em outro caminho.
  • Conhecimento: conhecem não só do seu ramo, mas seus clientes, e é capaz de mudar o rumo para atendê-los.
  • Persistência: não se abalam profundamente com o fracasso de um momento, de um produto ou serviço. Entendem que os negócios têm altos e baixos e está preparado para recomeçar.

Alguns dos empreendedores de sucesso possuem essa visão de negócios desde o início de suas carreiras. Outros, no entanto, foram ganhando essa estrutura de pensamento, aprendendo com os próprios erros e acertos, e também com o dos outros. Sabem olhar para o exterior com foco no que precisam ver, e não no que está sendo mostrado.

Construir um mindset empreendedor vem antes de construir qualquer outra coisa na sua empresa. Mantenha o foco do seu negócio, aprenda a “tirar o lixo” de cima das informações e aproveitá-las a seu favor. Há sempre mais de um ponto de vista sobre qualquer situação. Então, pegue a lupa e a peneira e comece agora.
Quer mais? Acesse www.nishiura.com.br ou mande uma mensagem no coach@nishiura.com.br